► Grande Porto: já é possível carregar títulos Andante com o telemóvel através da aplicação Anda. ►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

18/07/2022

Terminal Intermodal de Campanhã inaugurado a 20 de Julho

facebook.com/transportesonline
Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) vai ser inaugurado na próxima 4ª feira, 20 de Julho. 

O novo interface criado de raíz teve um prazo de execução de 21 meses e custou 13,2 milhões de euros para permitir a partir de um único ponto da cidade a ligação entre comboios, metro, autocarros urbanos, médio e longo curso, táxis, e a ligação rodoviária à Via de Cintura Interna, A1, A3 e A4.
Projetado como um edifício ambientalmente sustentável onde foi criada a maior cobertura verde da cidade com 4,6 hectares, está equipado com salas de espera com acesso a informação detalhada sobre os vários meios de transporte, lojas, cafetaria/bar, parque de estacionamento com mais de 230 lugares em sistema "Park&Ride" e "Kiss&Ride" e bicicletas. No máximo da capacidade, o TIC pode receber até 1000 serviços por dia em regime de rotatividade nos 8 cais de embarque, o que significa 120 mil passageiros/dia, mais de 43 milhões por ano. 

A partir de 4ª feira com a entrada em funcionamento do TIC, que ficará sob a gestão da STCP Serviços, as linhas intermunicipais e inter-regionais prestadas por empresas privadas vão ser reorganizadas e distribuídas de forma faseada pelos vários terminais existentes na cidade de acordo com a proposta hoje aprovada pela Câmara Municipal do Porto, à medida que se procede a alteração de sinalética, arruamentos e divulgação ao público. Neste sentido, o Parque das Camélias, na zona da Batalha, vai acolher linhas intermunicipais provenientes de Arouca, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira,  Santa Maria da Feira (Fiães) e Vila Nova Gaia (Alheira, Areinho, Camélias, Chãos Vermelhos, Freixieiro, Grijó, Igreja de Olival, Interface dos Carvalhos, Pedroso, Póvoa de Baixo, Salgueiros e Vilar de Andorinho.
 
Já o novo Terminal Intermodal de Campanhã vai acolher as linhas intermunicipais provenientes de São João da Madeira (CCT), de Gondomar (Alto de Barreiros, Gramido, Medas, Souto), Paredes (Sarada), Penafiel (Sebolido) e do Porto (Estação de Campanhã). Autocarros de longo curso operados pela Flixbus, Internorte e Gipsyy vão ser transferidos para o TIC já a partir de amanhã.
 
O interface da Casa da Música receberá as linhas intermunicipais da Maia (Aeroporto), Matosinhos (Cabanelas e Lionesa), Santa Maria da Feira (Nogueira da Regedoura) e Vila Nova de Gaia (Afurada e Madalena).
 
O interface do Estádio do Dragão acolhe as linhas intermunicipais de Gondomar (Baguim, Seixo e Souto), Valongo (Ermesinde) e Paredes (CESPU), e o terminal do Viso, as linhas intermunicipais da Maia (Aeroporto).
 
O Pólo Intermodal da Asprela vai receber as linhas intermunicipais de Gondomar (Forno, H. Fernando Pessoa e Souto), da Maia (centro e Vila da Luz), da Trofa (Coronado), de Matosinhos (Mar Shopping e Marginal Leça), Paços de Ferreira (Modelos), Paredes (centro, Lordelo), Penafiel (centro, Chãos de Baixo), Lousada (centro), Santo Tirso (ER e ERF), Famalicão (CCT), Valongo (Sobrado) e Póvoa de Varzim (CCT).
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search