► Grande Porto: já é possível carregar títulos Andante com o telemóvel através da aplicação Anda. ►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

23/07/2008

Obras de construção do novo aeroporto arrancam em 2011

"É provável que os trabalhos de construção massiva [do novo aeroporto] comecem em 2011", afirmou hoje Carlos Madeira, durante um encontro com jornalistas, acrescentando que as obras "podem demorar cerca de cinco ou seis anos a estar concluídas".
O calendário do Governo aponta 2017 como data prevista para a entrada em funcionamento do novo aeroporto.
Segundo explicou Carlos Madeira, a NAER, empresa responsável pelo projecto do novo aeroporto, está a desenvolver o seu trabalho em quatro áreas: caracterização do Campo de Tiro de Alcochete (que inclui estudos cartográficos e sondagens geotécnicas, por exemplo), desenho do novo aeroporto, acessibilidades para pessoas e mercadorias e ambiente.
Esta é a segunda fase do levantamento efectuado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) no âmbito da avaliação ambiental estratégica que determinou a localização do novo aeroporto em Alcochete em detrimento da zona da Ota.
No âmbito da caracterização da zona onde vai ser construído o novo aeroporto, os trabalhos de cartografia e topografia terão início durante o mês de Agosto, devendo prolongar-se "pelos meses seguintes".
O objectivo deste trabalho, segundo o responsável da NAER, é "fazer uma cartografia digital que permita que o desenho aeroportuário possam ser feito com um grau de detalhe muito específico".
Também em Agosto deverão ter início as sondagens geotécnicas,"aproveitando o encerramento da Força Aérea para férias", adiantou Carlos Madeira, precisando que este trabalho deverá prolongar-se durante "quatro ou cinco meses".
Os trabalhos de hidrologia arrancarão "no início de Setembro", tendo uma duração prevista de dois meses.
"Em meados de Agosto", será instalado no Campo de Tiro de Alcochete um radar para acompanhar o movimento das aves, de modo a averiguar potenciais riscos de colisão com os aviões, devendo permanecer neste local, "pelo menos, durante um ano".

No Campo de Tiro de Alcochete será também instalada uma estação meteorológica.

Para estes trabalhos, estão qualificadas 21 empresas, nacionais e estrangeiras, "que estão a ser convidadas a apresentar propostas à medida que os trabalhas vão tendo início", explicou Carlos Madeira, adiantando que "todos os trabalhos de caracterização da localização vão desenvolver-se em paralelo às actividades militares que lá decorrem", uma vez que "ainda não está definida a data em que a Força Aérea terá de abandonar o local".
As "principais conclusões" destes primeiros trabalhos de caracterização deverão estar prontas no final do primeiro trimestre de 2009, de modo a que o concurso para a construção do novo aeroporto possa ser lançado nesta altura e que se possa avançar com a Declaração de Impacto Ambiental (DIA).
Para fazer uma "revisão crítica" das conclusões destes trabalhos, a NAER vai escolher até final de Agosto um novo consultor técnico, de modo a que "no primeiro trimestre de 2009 seja possível ter um desenho com grande grau de rigor".
O trabalho deste novo consultor técnico deverá ser efectuado "entre Setembro e Março", indicou o responsável da NAER.
No que concerne às acessibilidades ao novo aeroporto, a NAER está a trabalhar em conjunto com a RAVE, a REFER (responsáveis pela rede ferroviária convencional e de alta velocidade, respectivamente) e com a Estradas de Portugal (EP), responsável pela rede de estradas.
Estas negociações, de acordo com Carlos Madeira, "ainda estão numa fase inicial".
Também "numa fase muito embrionária" estão as negociações que a NAER está a desenvolver com Instituto da Conservação da Natureza (ICN) e com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), com o objectivo de dar resposta à lista de recomendações de matéria ambiental contidas na Avaliação Ambiental Estratégica.
Recorde-se que o novo aeroporto deverá ser servido por uma auto-estrada e pela rede ferroviária convencional e de alta velocidade.
A localização do novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete foi aprovada em Conselho de Ministro a 08 de Maio.

in: www.rtp.pt secção "noticias/economia" de 23 Jul/08

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search