►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

22/05/2009

Linha de Leixões recebe comboios de passageiros

A linha ferroviária de Leixões, que até agora era exclusivamente dedicada ao transporte de mercadorias, vai passar a receber também comboios de passageiros. A notícia foi avançada pela sectretária de Estado dos Transportes à Lusa. Ana Paula Vitorino anunciou que "Numa primeira fase, já a partir de Setembro, o serviço [de passageiros] irá realizar-se na ligação entre Ermesinde e Leça do Balio, com paragem nas estações de São Gemil e São Mamede de Infesta”, ficando a ligação a Leixões para uma segunda fase.
O transporte de passageiros vai exigir a requalificação das infra-estruturas, ficando a obra a cargo da Refer. Hoje mesmo será assinado um contrato sobre estes protocolos entre a CP, a Refer - Rede Ferroviária Nacional, a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) e a Câmara Municipal de Matosinhos.
"O novo serviço de passageiros da CP irá contribuir para a sustentabilidade ambiental, facilitando a acessibilidade e a mobilidade numa área que, nos últimos anos, evidenciou um franco crescimento populacional e com um mercado potencial significativo", referiu a secretária de Estado dos Transportes à Lusa.
Inicialmente, circulará um comboio de passageiros a cada meia hora, em dias úteis e horas de ponta. Nos outros períodos a frequência será de uma hora. Adicionalmente a estação de Ermesinde, terá ligação às linhas de Braga, Douro e Guimarães, existindo ainda uma ligação à estação de Campanhã, no Porto. As estimativas apontam para o transporte de 2,9 milhões de passageiros por ano.

in: www.transportesemrevista.com de 22 Mai/09

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search