► Grande Porto: já é possível carregar títulos Andante com o telemóvel através da aplicação Anda. ►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

06/07/2009

Informação sobre transportes disponível na Internet

Associando a tecnologia e a inovação aos transportes públicos, o Governo açoriano implementou um sistema de informação ao público através da internet. Acedendo ao site www.smigueltransportes.com, os utilizadores poderão conhecer toda a informação de relevo sobre o transporte colectivo de passageiros na ilha, desde a visualização de todas as paragens existentes por operadores, aos horários e itinerários. O projecto, orçamentado em 75 mil euros, poderá mais tarde vir a fazer a localização dos autocarros em tempo real através da tecnologia GPS e deverá disponibilizar toda a informação também em Inglês, naquela que é uma aposta na sustentabilidade. O objectivo final é tornar o acesso à informação mais simples, promovendo-se assim uma maior atractividade para utilização dos transportes públicos em detrimento do veículo pessoal.
Na sessão de apresentação do serviço, o secretário regional da Ciência Tecnologia e Equipamentos considerou que esta “é uma aposta de futuro, mas que começa a ser ganha com estes pequenos passos, dando também inovação tecnológica a uma área que supostamente estaria dela arredada”. José Contente referiu ainda que “Trata-se de uma experiência piloto com grande significado na nossa perspectiva. A partir de hoje qualquer utente terá a possibilidade, utilizando este site de um modo geo-referenciado, aceder aos horários de todos os autocarros que passam nos 900 apeadeiros na ilha de S. Miguel”. A construção do site foi da responsabilidade da empresa Trenmo.

in: www.transportesemrevista.com de 6 Jul/09

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search