► Grande Porto: já é possível carregar títulos Andante com o telemóvel através da aplicação Anda. ►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

18/07/2009

Três novas carreiras dentro de um mês

A nova linha interna de transportes para Gondomar entrará em funcionamento durante o próximo mês, promete a Autarquia. Terá três percursos de autocarro e, no futuro, poderá ser integrada no sistema do Andante.

O protocolo a assinar com a empresa de transportes Gondomarense foi aprovado, esta semana, em reunião de Câmara. "Queremos implementar o serviço ainda durante o mês de Agosto", disse, ao JN, o vice-presidente da Autarquia, José Luís Oliveira.

São três carreiras interurbanas: circuitos de Valbom; Rio Tinto/Baguim do Monte; e Fânzeres/Souto. E o protocolo obriga a Gondomarense a "efectuar o serviço, com tarifário único para bilhetes vendidos a bordo, de 50 cêntimos, no período de segunda a sexta e segunda a domingo".

Ao Município, explicou o autarca ao JN, o serviço custará "150 mil euros anuais, no máximo". Compensação a liquidar "em 12 prestações mensais sucessivas".

Mediante um relatório semestral a apresentar pela empresa, a comparticipação mensal pode ser reduzida em função da procura, "caso a mesma apresente variações superiores a 4%" naquele período. A propósito, o vice destacou que as receitas revertem para a empresa, mas a Autarquia assumirá a "fiscalização da operação".

O protocolo irá vigorar por dois anos, explicou José Luís Oliveira. E, no futuro, o serviço de autocarro, que "ligará à futura linha do metro", poderá ser integrado "no sistema geral intermodal e no Andante", acrescenta.

O autarca reagiu às críticas do presidente da Junta de Rio Tinto, Marco Martins, que acusa a Câmara de lançar, "a três meses das eleições", um projecto que a freguesia propôs há dois anos e não foi autorizado. "Este protocolo é para as cinco freguesias mais urbanas, não só para uma", esclarece José Luís Oliveira, notando que é "a Câmara quem tem competência nesta matéria", pelo que "não podia ter dado a autorização".

in: jn.sapo.pt secção "Porto" de 18 Jul/09

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search