► Grande Porto: já é possível carregar títulos Andante com o telemóvel através da aplicação Anda. ►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

16/07/2009

Gripe A: Operadores de transporte preparam planos de contigência



*imagens RTP


Gripe A: STCP acciona plano de contingência

A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) accionou esta terça-feira o «Plano de Contingência para o risco da pandemia de gripe H1N1», uma medida que visa « preparar os meios necessários para que, em caso de pandemia, a empresa pudesse corresponder de forma cabal às exigências da situação».

Em declarações ao tvi24.pt, fonte da STCP revelou que o plano foi aprovado a 26 de Maio deste ano, pelo Conselho de Administração, tendo contado com a colaboração do epidemiologista Constantino Sakellarides para elaboração e actuação do mesmo.

Segundo a empresa, o plano de contingência visa «preparar a resposta operacional para minimizar as condições de propagação da pandemia e manter os serviços essenciais em funcionamento; preparar resposta às necessidades de notificação e comunicação, para o interior e para o exterior da Empresa (Plano de Comunicação); preparar a restituição da situação e actividade normais tão rápido e seguro quanto possível».

A empresa revelou ainda que, «no âmbito de um protocolo com a ARS Norte, há uma campanha sobre a adopção de medidas preventivas face à gripe H1N1 que está a ser divulgada nos autocarros da STCP desde o início de Junho de 2009».

Medidas tomadas pela empresa

O plano de contingência da STCP encontra-se accionado no nível um. Nesta fase encontra-se previsto o «levantamento dos meios e materiais necessários a adquirir e/ou implementar; a colocação de informação nos autocarros sobre a propagação do vírus de acordo com as orientações da ARS ou DGS, a informação/ comunicação aos colaboradores sobre a propagação do vírus e medidas de prevenção e protecção a adoptar quer no local de trabalho, assim como das alterações de hábitos de relacionamento social aconselháveis».

Para complementar estas medidas «a STCP tem uma linha saúde através da qual os funcionários poderão esclarecer as dúvidas que tenham sobre esta matéria e através da qual os que ficarem doentes deverão avisar a empresa do seu estado».

Caso o terceiro nível do plano de contingência seja atingido a empresa revela que existirá um «reforço da limpeza dos autocarros e das instalações da empresa; distribuição de informação ao público sobre as linhas a desactivar em caso de accionamento dos serviços mínimos; utilização de máscaras pelos motoristas», entre outras medidas.

«Logo que accionado este 3º nível do Plano de Contingência todos os procedimentos serão articulados entre as várias empresas de transportes públicos sob a coordenação operacional das autoridades distritais de protecção civil (CDOS e Governo Civil)», refere a empresa.

Uma campanha interna de sensibilização será lançada no final da semana.

in: www.tvi24.pt secção "Sociedade" de 14 Jul/09

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search