► Grande Porto: já é possível carregar títulos Andante com o telemóvel através da aplicação Anda. ►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

10/10/2007

Reinstalação do eléctrico de Braga pede concurso público

A ideia do regresso do eléctrico às ruas da cidade - tentativa lançada recentemente no blogue "Avenida Central", cujo primeiro subscritor foi Pedro Morgado - levou a coligação "Juntos por Braga" a apresentar uma proposta no Executivo municipal para o lançamento de um concurso público, tendo em vista a selecção da entidade executora de um estudo "exaustivo" da exequibilidade técnica e da viabilidade económica e financeira do projecto.

Os autarcas do PSD aplaudem a iniciativa, cuja petição, subscrita por mais de 800 cidadãos bracarenses, mereceu igualmente o aval de Mesquita Machado, sugerindo, para o efeito, que a Câmara de Braga constitua uma comissão de acompanhamento do estudo e que a mesma integre um especialista em mobilidade urbana da Universidade do Minho, um responsável pela operação de eléctricos em empresa nacional com experiência na exploração deste meio de transporte, um representante da Associação Comercial de Braga, outro da Associação Industrial do Minho, além da participação de um elemento da delegação de Braga da Ordem dos Engenheiros.

Nesta proposta, Ricardo Rio, líder da Oposição, defende que o projecto do eléctrico de Braga possa vir a ser implementado numa óptica de parceria "pública-pública" ou "pública-privada". Neste âmbito, recomenda à autarquia bracarense o início de contactos junto de potenciais parceiros públicos ou privados.

Recorde-se que o eléctrico chegou a Braga em 1914, desaparecendo na década 60, substituído pelos troleicarros. O eléctrico circulou em duas linhas desde Monte de Arcos até ao Parque da Ponte e outra do Elevador do Bom Jesus à estação da antiga CP.

in: www.jn.pt secção: Norte de 10/Out.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search