► Grande Porto: já é possível carregar títulos Andante com o telemóvel através da aplicação Anda. ►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

03/04/2008

TAP testa telemóveis a bordo

O período de testes para a utilização de telemóveis a bordo dos aviões da TAP deverá iniciar-se "ainda este mês". A fase experimental terá uma duração de seis meses, finda a qual será decidido se o serviço é implementado, afirmou ao DN fonte oficial da transportadora aérea.

Os testes serão feitos num único avião, que opera em rotas de médio curso, onde os passageiros serão avisados pela tripulação do momento em que podem utilizar os seus telemóveis. O projecto está a ser desenvolvido em parceria com a OnAir, uma das primeiras empresas do mundo a operar uma rede móvel a bordo dos aviões.

Depois da Air France anunciar ontem que vai iniciar o serviço de chamadas, tendo já concluído os testes de envio de mensagens escritas (SMS) e de envio de emails, a TAP será uma das primeiras companhias da Europa a disponibilizar estes serviços.

Em termos de instalação do equipamento em aviões já existentes, a TAP deverá ser mesmo a pioneira, uma vez que a Air France tem o serviço disponível em aviões já fabricados de raiz com o sistema.

"O sistema está a ser montado desde o início pela unidade de engenharia da TAP", destacou a fonte oficial.

Na Air France, os passageiros dos voos de rotas europeias do airbus A318 podem, desde ontem, fazer e receber chamadas. Em comunicado, a transportadora francesa revelou que a fase de testes de SMS e emails teve uma reacção muito positiva por parte dos consumidores. Depois de permitir as chamadas de voz durante três meses, a empresa decidirá se implementa somente os serviços de mensagens e dados ou também os de voz.

Os custos deste serviço serão taxados pelo operador da rede móvel de cada passageiro tal como habitual, explicou a Air France. Tal como a TMN tinha já anunciado, os seus clientes que viajem na Air France nos voos com o serviço activo podem usar o telemóvel desde que tenham roaming (que permite utilização internacional).

"Estamos a aproveitar todas as oportunidades de que dispomos para oferecer aos nossos clientes as últimas inovações", afirmou Patrick Roux, vice-presidente da Air France para a área de marketing.

À semelhança da TAP, também a Air France trabalhou em parceria com a OnAir, tendo activado o seu serviço a mais de 3000 metros de altitude e permite até seis chamadas em simultâneo. O envio e recepção de SMS, assim como de emails, é ilimitado.

De acordo com um estudo realizado pela OnAir, em 2006, a consumidores de vários países europeus, 92% dos passageiros que viajam em negócios levam o seu telemóvel consigo, valor que se situa nos 81% nos turistas. Mais de metade dos passageiros de negócios (54%) afirmou que ligaria o seu telemóvel nos aviões se tal fosse possível, contra 41% dos que viajam por motivos de lazer.

in: www.dn.pt secção "Economia" de 3 Abr/08

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search