► Grande Porto: já é possível carregar títulos Andante com o telemóvel através da aplicação Anda. ►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

24/11/2008

Nem todos os autocarros da Carris têm videovigilância

A 9 de Maio a Carris publicava no seu sitio a seguinte mensagem:

«A totalidade da Frota de Serviço Público da CARRIS já está equipada com um sistema de videovigilância. São cerca de 800 veículos, desde Carros Eléctricos, Autocarros, Ascensores e Elevador, a disporem deste reforço de segurança a bordo, após a implementação da última fase do processo, que terminou em Março de 2008.
A frase “Sorria / Viaje com a CARRIS” identifica, nos veículos, a operacionalidade do sistema. A transmissão de imagens vídeo, só accionada em caso de emergência, permite a ligação simultânea para a Central de Comando de Tráfego da CARRIS e para a Polícia de Segurança Pública de Lisboa.
O objectivo deste sistema é garantir condições de segurança aos clientes e tripulantes, através da dissuasão de actos de delinquência e de vandalismo. Permite, também, uma actuação eficaz das entidades policiais e de investigação criminal.
Os equipamentos permitem fornecer imagens às autoridades e, quando solicitadas, constituir um importante meio de investigação de actos ilícitos praticados a bordo dos veículos. As Autoridades Judiciais e de Investigação Criminal solicitam, diariamente, imagens gravadas referentes a ocorrências verificadas nos veículos.»

* carris.pt de 9 Maio/08

Não deixa de ser verdade, que a Carris tem feito um esforço enorme para se modernizar nos últimos anos.
Ao longo deste tempo, empresa tem recorrido aos meios mais modernos e eficazes para dissuadir eventuais acções de vandalismo, que possam pôr em causa a segurança dos passageiros. Todavia, ao contrário do que apregoa a Carris, nem todos os veículos possuem sistema de videovigilância.
Por exemplo, os veículos com número de frota "1508", "1515" e "1517", da marca Volvo, modelo B10M, articulados, que costumam servir as carreiras nº 28 (Restelo/Portela) e nº 750 (Algés/Est. Oriente) não têm qualquer sistema de vigilância instalado. Porém, a Carris afirma que a totalidade dos veículos em circulação possuem este sistema.

J.A.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search