► Grande Porto: já é possível carregar títulos Andante com o telemóvel através da aplicação Anda. ►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

07/11/2008

Soluções para Portugal!


Portugal tem várias carências ao nível dos transportes, sobretudo na Área Metropolitana de Lisboa, e nalgumas cidades médias, como Braga, Aveiro e Coimbra. Em relação a esta última, tem sido feito um esforço considerável na modernização dos meios, com a adopção de novos autocarros, novas linhas, e a construção do metropolitano que se iniciará dentro de poucos meses, e que servirá não só Coimbra, como também Miranda do Corvo e Lousã.
Aveiro e Braga reclamam igualmente a construção de um modelo de eléctrico moderno, ou de metro de superfície, que complemente a acção dos autocarros. Quanto a Braga, chegou a haver uma petição que exigia o regresso do eléctrico à cidade. Entretanto, considerou-se a hipótese da implementação de um metropolitano ligeiro, ou do eléctrico moderno.
A mesma posição tem Aveiro, mas tudo depende da decisão da administração central.
Na maíoria dos países europeus, a decisão passa pelas administrações regionais e locais, mesmo que parte do financiamento venha do Orçamento de Estado, sem dependerem portanto, de quarelas partidárias que poderão bloquear decisões que deveríam ser urgentes.
Com o preço elevado do petrólio, e dada as especifidades destas cidades, a IpsisNet deixa uma solução: a implementação de um sistema de metro ligeiro com pneus, concebido para cidades médias.
É um meio moderno, não exige grandes investimentos, não é poluente, tem uma grande capacidade de transporte de passageiros, e é eficáz.
A título de exemplo, o "metrotram" de Pádua, Itália. Uma cidade pequena, cuja construção deste meio veio solucionar os problemas de mobilidade da cidade.
Braga e Aveiro, ou mesmo outras cidades portuguesas bem que poderíam seguir o exemplo, mas neste país: tudo depende do governo central!

J.A.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search