► Grande Porto: já é possível carregar títulos Andante com o telemóvel através da aplicação Anda. ►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

21/07/2011

Transportes aumentam em média 15% já em Agosto

O Governo prepara-se para aumentar o preço de bilhetes e passes sociais em média 15%, podendo em alguns casos chegar aos 25%.

A decisão do Executivo tem por base a difícil situação económicas das empresas públicas de transporte, com défices crónicos na ordem dos 12 mil milhões de euros no conjunto das empresas, o correspondente a 7% do PIB nacional.
Ao longo dos anos, o aumento das tarifas foi, na maior parte dos casos, inferior à inflação sendo que, os custos de operação são superiores às receitas que provêm sobretudo de passes sociais (tarifas abaixo do custo médio por passageiro). Sem haver a devida compensação do Estado, levou as empresas a recorrer à banca para financiar os custos de operação.
O Governo decidiu assim, o aumento nesta ordem de grandeza, podendo em alguns casos chegar aos 25%, já a partir de 1 de Agosto. O Governos faz no entanto saber que, irá legislar no sentido que as pessoas que tenham baixos rendimentos não sejam afectadas por este aumento, criando uma discriminação positiva em face dos seus rendimentos.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search