STCP com oferta a 100% aos fins-de-semana.OBRIGATÓRIO USO DE MÁSCARA NOS TRANSPORTES PÚBLICOS.

01/07/2011

Carris, Metro Lisboa e STCP privatizadas

O Governo prepara-se para privatizar os serviços da Carris, Metropolitano de Lisboa e Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP). Com défice de operação crónicos, o Governo prepara a privatização do sector público de transportes.

Embora, ainda sem datas concretas, o Governo está a preparar os estudos conducentes à privatização, ou concessão do serviço de transportes de Lisboa e Porto. O modelo ainda por definir, garantirá aos futuros concessionários indemnizações provenientes do Orçamento de Estado para compensar as perdas decorrentes da prestação do serviço público.
O Estado assumirá as dividas do conjunto das empresas, e garante uma discriminação positiva nos títulos de transportes para as pessoas com menos recursos.
As linhas suburbanas de Lisboa e Porto da CP, tal como estava previsto pelo anterior Governo serão mesmo concessionadas.
Quanto à TAP, de acordo com o Memorando de Entendimento com a Troika, será privatizada até ao final de 2011.

Para já sabe-se que o Governo irá suspender todas as linhas de TGV, e a segunda fase de construção do Metro Sul do Tejo para os concelhos do Seixal e do Barreiro. Na base desta decisão, estará a falta de procura dos utentes. O objectivo da concessionária era atingir os 85.000 passageiros/dia, mas regista-se uma procura na casa dos 30 mil.
Por enquanto, nada se sabe quanto à segunda fase de expansão do Metro do Porto, nem quanto à construção do sistema de metro ligeiro de Coimbra.  Na campanha eleitoral, Pedro Passos Coelho prometeu recolocar os carris no antigo ramal da Lousã.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search