►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps ►Preço dos bilhetes ocasionais dos transportes públicos atualizados até 6,43%. ► Área Metropolitana do Porto: UNIR entrou em funcionamento a 1 de Dezembro. ► Preço dos passes dos transportes públicos não aumenta em 2024. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

18/11/2007

Muita atenção!

Viajar na Roménia, ou qualquer outro país da Europa ou do mundo pode ser divertido.
No nosso caso, decidimos viajar até à capital Romena, Bucareste, para conhecer melhor o sistema de transportes local, e ao mesmo tempo, como é obvio, aproveitar para visitar a cidade.
Como qualquer viajante, e no nosso caso em especial, andamos de transportes públicos que por sinal na nossa opinião, são muito bons e baratos (cerca de 0.30€ bilhete de autocarro, e 0.60€ o bilhete de metro). Também andamos de táxi onde os condutores na presença de estrangeiros são "demasiado simpáticos e prestáveis"faceta caracteristica do povo romeno em geral, aproveitando a falta de conhecimento dos turistas das ruas e avenidas, para oferecerem os seus préstimos. No entanto, advertimos os nossos estimados leitores que pretendam viajar, tenham em atenção em qualquer dos casos, mas em especial nos países de leste, onde existe uma pequena "máfia" encoberta que as autoridades não controlam, ou preferem não controlar, e que exercem sobre os viajantes tarifas desajustadas, bastante inflaccionadas face ao valor real do serviço prestado.
Advertimos que, o mesmo tentaram fazer connosco.
Apesar dos taquímetros instalados a bordo, para iludir a polícia dado que é obrigatório por lei, o valor cobrado ou pedido no final é bastante superior ao realmente marcado no taquímetro.

Que fazer?

Se viajar sozinho é preferivel não fazer nada. Na maíoria dos casos, e principalmente à noite, é comum viajar a bordo da viatura outro indivíduo para além do táxista.

Aconselhámos a não utilizar este modo de transporte, por mais gentis que sejam e insistam consigo, diga que já conhece o local, e não demostre ter dúvidas.
Viage em grupo, e já agora, evite visitar estes países ao fim-de-semana e saír à noite, dado que as ruas estão vazias e a insegurança aumenta consideravelmente.
A policia não se vê, e não pode portanto, apresentar queixa.
Se nos permite o conselho, não mostre dinheiro, nem máquinas de fotografar e filmar, para não ser conotado como turista.
Quando percebem que é estrangeiro, tentam de todas formas extorquir dinheiro.
Não Acredite em histórias por mais verdadeiras e lógicas que pareçam.
NÃO ACREDITEM EM NINGUÉM!
Façam o vosso plano de viagem antes de partir para terem o menos de dúvidas possivel!
Se lhe perguntarem, diga que não tem cartões bancários, que levou dinheiro suficiente para passar um dia, ou dois. Diga que a estadia foi breve, e que já está de partida. Não aceite ofertas de serviços até ao aeroporto em circunstância alguma.
Existem diversos autocarros (131 Aeroporto / Piata Romana, 335 e 783), entre o aeroporto e o centro da cidade, cuja viagem dura sensivelmente dez minutos se se não verificar trânsito, ao qual têm ligação às estações de metro de "Arcul de Triumf", "Piaza Victoriei", e da "Piata Romana", e a partir destas com ligação às restantes linhas.

Faça boas viagens de transportes públicos, mas de confiança!

postado a partir de Bucareste

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado pela o site.
Quanto ao texto deslizante usa o Front Page e copia o codigo HTML e colocas na area dos componentes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search