►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps ►Preço dos bilhetes ocasionais dos transportes públicos atualizados até 6,43%. ► Área Metropolitana do Porto: UNIR entrou em funcionamento a 1 de Dezembro. ► Preço dos passes dos transportes públicos não aumenta em 2024. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

26/01/2008

Boas práticas!


Em Roma a empresa responsável pelos transportes públicos da cidade (ATAC), está actualmente a dotar-se de infra-estruturas tecnológicas que permitem monitorizar ao segundo a localização das viaturas, enviar informações para os painéis electrónicos disponiveis junto das paragens mais movimentadas, que para além de informarem o utente sobre o tempo que leva a chegar uma determinada linha de autocarro, podem igualmente informar caso se justifique, através de mensagem escrita que se poderá visualizar nos ecrâs dos painéis existentes, situações adversas como por exemplo, a interrupção de uma determinada carreira devido a acidente passando desta forma, a informar os utentes sobre alternativas a esse meio existente.
Por outro lado, são encaminhados funcionários para determinadas paragens sempre que se justifique informar os utentes sobre supressão de um serviço por razões várias não previstas na grelha horária existente.
Deste modo, o utente pode procurar alternativas sob orientação dos responsáveis da empresa, evitando perder demasiado tempo à espera de um serviço que a dado momento possa ser interrompido, não ficando sem uma explicação.
Também poderão ser criados serviços alternativos de mobilidade para dado percurso.
Actualmente em algumas paragens já é possível utilizar o serviço SMS, ou MMS com imagens em tempo real, e consultar igualmente o estado do trânsito com imagens dos principais acessos à cidade.

Um bom exemplo a aplicar em Portugal, sobretudo em Lisboa onde muitas vezes os utentes ficam sem explicação pela falta de uma dada carreira de autocarros, ou eléctricos.

J.A.

1 comentário:

Anónimo disse...

Em Coimbra esta prática já é de há muito...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search