A Câmara de Águeda chegou a acordo com a CP para o aumento da frequência de comboios na Linha do Vale do Vouga, entre Aveiro e Águeda, e uma melhor cadência de horários, informou hoje, terça-feira, a autarquia.
"Desde há décadas que temos vindo a verificar um processo contrário, que é a diminuição do número de comboios e a passarem em horários que pouco serviam as populações", disse à Lusa, o vice-presidente da Câmara, Jorge Almeida, que classificou esta alteração como "um marco".
Segundo a autarquia, na linha do Vale do Vouga, entre Aveiro e Águeda, vão passar a haver 22 ligações por dia, mais uma do que actualmente, com horários a preencher praticamente todas as horas.
A grande novidade tem a ver com o alargamento do trajecto, já que antes havia apenas três ligações entre Águeda e Sernada do Vouga e, a partir de agora, praticamente todos os comboios passam a fazer toda a extensão do ramal.
Quanto aos horários, a grande diferença tem a ver com o primeiro comboio, que passará a chegar a Águeda às 7.22 horas e que actualmente chegava às 8.13 horas. Por sua vez, o último comboio irá partir de Águeda para Aveiro às 19.28 horas, no horário anterior, partia às 18.32 horas.
"Águeda é um concelho francamente industrializado, o que quer dizer que todas as pessoas que trabalham nessas empresas e que viessem de Aveiro não conseguiam chegar a horas ao emprego. " noite, havia muitas pessoas que às 18.30 horas ainda estavam a trabalhar e, portanto, também não poderiam usar o comboio", adiantou Jorge Almeida.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda acredita que a oferta que agora se vai verificar "procura responder às necessidades das pessoas que trabalham, que estudam e procuram os serviços numa cidade e noutra".
"Estamos a contar com um aumento grande do número de utentes, mas não estamos a prever de um dia para o outro termos grandes massas a circular no comboio", referiu Jorge Almeida.
O vice-presidente da câmara adiantou ainda que alguns dos alunos das escolas de Águeda passaram a ser encaminhados para o comboio, ficando a autarquia responsável pelo transporte entre a estação e a escola.
"Só por aí já temos ganhos significativos", afirmou o autarca, argumentando que existem "cerca de duas centenas de alunos que vivem a menos de 500 metros da linha do comboio".
Os horários que foram hoje, terça-feira, apresentados entram em vigor a 12 de Setembro.
in: jn.sapo.pt secção "Aveiro" de 7 Set/10
Sem comentários:
Enviar um comentário