► Grande Porto: já é possível carregar títulos Andante com o telemóvel através da aplicação Anda. ►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

24/09/2010

Em breve será possivel usar o telemóvel para validar o bilhete

Importando uma prática existente no Japão, mas pioneira na Europa, a OTLIS, agrupamento complementar de impresas que gere o tarifário multimodal da região de Lisboa, prepara-se para implementar um sistema de validação de bilhetes através do telemóvel.
Estudos efectuados através de um grupo restrito de clientes no Metropolitano de Lisboa, confirmou o sucesso desta nova tecnologia.
Através do telemóvel será possivel entrar nos transportes e validar o bilhete, substituindo os tradicionais bilhetes.
Na prática, o cliente carrega no telemóvel o título de transporte como faz actualmente com o cartão «Lisboa Viva» e «Viva Viagem» sendo que, no futuro o poderá fazer em áreas especificas com acesso à internet sem que seja necessária a deslocação a um ponto de venda.
O título fica guardado no cartão SIM do telemóvel, e não interfere com o saldo de telecomunicações existente. Mesmo que o aparelho esteja desligado, basta aproximar o telemóvel ao validador para confirmar a viagem.
Está previsto ainda para este ano disponibilizar esta funcionalidade a utentes do Metropolitano de Lisboa, e em 2011 à Carris e CP. No futuro, todos os operadores da Área Metropolitana de Lisboa estarão em condições de oferecer este serviço.
Será possivel ainda, usar o cartão de crédito ou de débito para realizar as mesmas operações.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search