► Grande Porto: já é possível carregar títulos Andante com o telemóvel através da aplicação Anda. ►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

17/09/2010

RL e TST têm novo sistema de informação ao cliente

A Rodoviária de Lisboa (RL) e a Transportes Sul do Tejo (TST) apresentaram, hoje, um sistema de informação em tempo real para os seus clientes que, entre outras utilidades, apresenta um sistema auditivo para invisuais, permite a leitura de cartões e títulos nas paragens e funciona a energia solar. A cerimónia de apresentação teve lugar nas instalações da RL, em Bucelas, e contou com a participação do secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca, que teve a oportunidade de verificar no local como funciona esta tecnologia considerada pioneira em Portugal.


Esta tecnologia resulta do upgrade realizado pelas duas empresas ao seu sistema de Informação ao Cliente em Tempo Real e apresenta novas funcionalidades, como a inclusão de informação sonora e visual a bordo das viaturas, com indicações relativas ao percurso e conteúdos informativos e de entretenimento e a implementação de uma nova geração de painéis de informação nas paragens, que permite a leitura de cartões e títulos sem contacto e cuja alimentação é assegurada por painéis solares. No sentido de promover a inclusão de pessoas com menos capacidade de acesso à informação, este sistema dispõe de um sistema sonoro que dá a informação contida no painel (previsões de chegada e respectivos destinos) e que é accionado através de um dispositivo portátil fornecido pelas empresas aos seus clientes. Para Corrêa de Sampaio, presidente da RL e administrador da TST «a adopção deste sistema tecnológico, pioneiro em Portugal, é mais um exemplo da aposta da Rodoviária de Lisboa numa melhoria constante dos seus serviços, que tem como objectivo facilitar a vida aos seus utilizadores. Para além disso, o sistema auditivo para invisuais - dentro e fora das viaturas - e o uso de energia solar vêm reforçar a nossa aposta no desenvolvimento social e ambiental».

in: http://www.transportesemrevista.com/ de 16 Set/10

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search