►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

01/08/2008

Estação de TGV no Sá Carneiro "beneficia" Vigo

A ideia de que uma estação de TGV no aeroporto Francisco Sá Carneiro beneficiaria Vigo foi, ontem, defendida por Rui Rio, enquanto o seu homólogo da capital galega não escondeu alguma simpatia por esta proposta e por uma gestão privada.

Após um encontro, no Porto, com o alcaide de Vigo, Abel Caballero, em que o comboio de alta velocidade foi discutido, o presidente da Câmara do Porto vincou ser "importante que haja uma paragem no aeroporto". E, embora os operadores "gostem" de apostar numa estação no centro das cidades, recordou que há uma boa ligação via metro. Questionado pelos jornalistas sobre as vantagens para o país vizinho, admitiu queVigo "beneficiaria" de uma estação de alta velocidade no aeroporto de Francisco Sá Carneiro.

Por sua vez, numa posição cautelosa, para não interferir em "questões internas" que competem exclusivamente às autoridade portuguesas, Abel Caballero destacou que "uma parte do sul da Galiza" chega ao aeroporto de Sá Carneiro para voos transatlânticos e do Norte chegam a Vigo para viajar até Madrid.

"É uma questão que compete às autoridades portuguesas decidir", reforçou o alcaide de Vigo. "Não devo dar opinião. O que aqui se discute para nós será magnífico", respondeu, no entanto.

Quanto ao modelo de gestão autónoma do aeroporto, defendido a Norte e também discutido na reunião entre ambos, Caballero disse ter uma posição definida mas não a divulgar. Questionado sobre se uma gestão descentralizada beneficiaria a articulação entre ambos os territórios, concretamente com os três aeroportos da Galiza, o responsável de Vigo disse que "certamente o presidente da Câmara do Porto terá uma opinião bastante qualificada". E "a sua opinião é que vale", vincou, sugerindo que estará de acordo com o seu homólogo.

Ainda sobre o TGV, Caballero afirmou que "os prazos para a construção" das diferentes linhas "estão garantidos em Espanha e "quase totalmente garantidos" em Portugal.

Após a reunião na Casa do Roseiral, que visou reforçar a geminação entre Porto e Vigo, os políticos da duas cidades prometeram, ainda, reforçar a cooperação que já existe no turismo, estando previstas reuniõese entre os respectivos vereadores. A realização de iniciativas conjuntas será pensada pelos autarcas que, segundo Caballero, gerem os destinos das duas cidades "líderes" das regiões nortenhas de Portugal e Espanha.

in: www.jn.pt secção "Porto" de 1 Ago/08

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search