► Grande Porto: já é possível carregar títulos Andante com o telemóvel através da aplicação Anda. ►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

23/09/2008

Nova plataforma de informação abordo dos autocarros da Carris


A Carris apresentou por altura do seu 136° aniversário no passado dia 18, 40 novos autocarros: 20 deles articulados, e 20 de modelo standard. Por outro lado, está a concurso público a aquisição de 40 novos veículos, a entregar no primeiro semestre de 2009. Estes modelos apresentam todos, piso rebaixado, rampa de acesso para deficiêntes com abertura telocomandada pelo motorista, representando um total de 35% da frota equipada com estas caracteristicas, e emissões de CO2 reduzida, cumprindo desta forma, as directivas comunitárias, sendo os autocarros equipados com motor EURO 5.
Uma novidade introduzida nos autocarros da Grande Lisboa, é a informação visual e sonora no interior dos veículos sobre a paragem seguinte. Desta forma, planear a viagem é mais fácil: para os deficiêntes visuais e auditivos terão uma informação mais completa sobre o percurso. Para os outros utentes, que simulem os percursos na internet por exemplo, será mais fácil seguirem as indicações do simulador on-line.
Esta prática tem vindo a ser seguida um pouco por toda a Europa. Em Portugal, disponível em toda a frota da STCP (Porto) desde o ano 2000. A Carris por seu turno, disponilizava este serviço nos eléctricos articulados. Agora é a vez dos autocarros.
Todavia, representa ainda, uma percentagem pequena face à frota da empresa de cerca de 800 autocarros, ou seja, cerca de 5%. Por isso, é de esperar que a Carris instale a curto prazo na restante frota a indicação visual e sonora sobre as paragens seguintes à semelhança do que acontece no metropolitano, ou nos comboios da CP.

J.A.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search